AMÉRICA DO SUL, Montevideo, URUGUAI

Um dia em Montevideo – Uruguai

Montevidéu, uma capital com um centro super fácil de conhecer a pé tendo a tranquilidade de poder acompanhar o movimento dos residentes e turistas em qualquer época do ano.

Para conhecer a parte antiga peguei um táxi no hotel e pedi para me deixar bem no centro da cidade.

praças

Na “Praça da Independência” foi onde comecei meu passeio admirando as construções. Ela foi projetada pelo arquiteto Carlo Zucchi em 1837, como plano diretor para expansão da cidade.

montevideo-antigaA Praça da Independência em 1872 – Foto site: www.montevideo.gub.uy

Um dia em Montevideo – Uruguai

A Praça da Independência

Em torno da Praça há vários prédios com essa arquitetura antiga. O  “Palácio Salvo” quando construído foi considerado o edifício mais alto da América do Sul e ficou assim sendo por um bom tempo. Foi obra do arquiteto Mario Palanti e foi  inaugurado em 1928, tem 95 metros e 27 pisos.

palácio-salvoPalácio Salvo

Outro exemplo é o Palácio Estévez, prédio adquirido pelo financista argentino Francisco Candelario Estévez, que mandou construir sua casa no andar superior para poder ver o porto, enquanto que outra parte do palácio era ocupada pelo consulado italiano. Por motivos de dificuldades financeiras, em 1878 foi vendido para o governo onde passou a ser utilizado como sede da Presidência.

palácio-estevez

Mais tarde a administração do governo foi transferida para outro edifício e em 1985 este palácio se tornou “Museu da Casa do Governo”, expondo artigos do dia a dia dos presidentes uruguaios.

Em 2009, em homenagem ao “herói nacional do Uruguai”, o nome foi alterado oficialmente para Edifício José Artigas.

A Torre Executiva é a sede do poder Executivo atual. Em 1963 iniciou-se sua construção, mas difere bastante dos antigos prédios. O 11º andar desse prédio é ocupado pelo despacho do Presidente.

edificio-cristalFoto site: www.welcomeuruguay.com (Jorge González)

No centro da Praça está a escultura em homenagem a José Gervásio Artigas, “fundador de nuestra nacionalidad”, político, militar e comerciante de couro. O monumento foi erguido em 1.923 pelo italiano Angelo Zanelli e no subsolo fica o mausoléu onde estão seus restos mortais.

jose-gervasio-artigas

No outro lado da praça foi conservada a “Porta da Cidadela”, resquício ainda do muro que protegia a cidade.

porta-da-cidade-montevideo

Passei pela Porta da Cidade e segui em frente até chegar à Catedral Metropolitana de Montevideo. A Igreja Matriz fica já na Plaza Constituicion, nas redondezas da “ciudaded vieja” (cidade velha) e sua construção atual iniciou-se em 1.790 em estilo neoclássico. Sua nave é em arco e o altar é folheado a ouro.

catedral-metropolitana-montevideo

catedreal-montevidéu

Não deixe de olhar no altar lateral a imagem da Santa padroeira do Uruguai, a Nossa Senhora dos Trinta e Três.

montevidéu-catedral-interior

Nessa Igreja já foram celebrados fatos importantes como a bênção da primeira bandeira do país e o juramento da primeira Constituição. Nela estão sepultados os arcebispos de Montevidéu, autoridades eclesiásticas e militares.

arte-sacra igrejas-montevideo     Interior da Catedral -Monumento ao primeiro Arcebispo de Monteviedo, Monsenhor Dr. Mariano Soler.

Próxima parada, o Teatro Solis. O Teatro foi criado em 1840, a partir da junção de um grupo de pessoas que queriam fundar uma sala para apresentações. Em 25 de agosto de 1856, foi aberta ao público uma grandiosa casa de espetáculos com a apresentação da Ópera de Verdi Ernani, com a companhia de Vera Lorini.

teatro-montevideoTeatro Sollis

teatro-sollis

O teatro já passou por diversas reformas e manutenções, bem como a instalação de sua energia elétrica em 1887, além de mudanças de seu nome. É possível fazer visitas guiadas em horários determinados.

Mas tive uma sorte inesperada nesse dia. Fui convidada por um amigo para conhecer outro Teatro,  o do Ballet Nacional SODRE. Como estavam em ensaio para o grande espetáculo não pude fotografar, mas foi de muita emoção, aquele sonho de menina bailarina, as sapatilhas de ponta, o piano no palco, as cortinas, a coreografia, a persistência e a multinacionalidade dos bailarinos (alguns brasileiros). Entre as bailarinas estava a solista María Noel Riccetto dublê da atriz Mila Kunis no Filme o Cisne Negro. Gratificante essa oportunidade.

teatr-sollis-montevideoInterior do Auditório Nacional Adela Reta del Sodre

O Que Mais Ver em Montevideo

  • A Plaza de Los Treinta y Tres, adorei ter encontrado a estátua de Albert Einstein conversando com o filósofo uruguaio Carlos Vaz Ferreira, ato que aconteceu no ano de 1925.

praça-uruguai

  • A arquitetura é inconfundível, para qualquer lado que você escolha andar vários prédios chamam a atenção, alguns ainda bem conservados, outros nem tanto.

prédios-montevideo

igrejas-uruguay

montevidéu-arquitetura

arquitetura-montevidéuEscola Pública

centro-desenho-industrial-uruguaiCentro de Desenho Industrial em um antigo prédio penitenciário

montevideo-prédios-antigos predio-penitenciaria-escola-designPrédio da antiga penitenciária em reformas

  • No domingo é possível passar horas na Feira de Tristán Narvaja no bairro Cordón, já que ela se espalha por muitos quarteirões. Encontra-se de tudo: comidas, animais, livros, discos de vinil, móveis, roupas, etc… Uma viagem no tempo e preços atrativos. Uma dica, além das barraquinhas no meio da rua, entre nas lojinhas, a maioria têm escadarias para o subsolo com muitos objetos.

feira-tristán-narvaja antiguidades-montevideolojas-antiguidades-uruguay

  • A “Rambla”: são 22 km de avenida com calçadão que acompanha toda a orla da cidade pelo Rio da Prata. Lugar muito bonito para fazer caminhadas no final da tarde e tirar fotos.

rambla-uruguai rambla-montevideo

Reserve seu Hotel em MOntevideo aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisar alugar um carro é só buscar na lateral do blog a caixa de pesquisa da RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades uruguaias.