AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Fortaleza

Praias e Falésias – Fortaleza

Apesar de Fortaleza ter um centro cheio de atrativos, escolhemos aproveitar o Ceará conhecendo suas praias belíssimas. Então optamos por um passeio que achamos mais completo em um único dia. No hotel disponibilizam infinitas opções e a mais votada pela família foi o “3 praias em 1 dia”, assim podemos conhecer outras praias da região. 

Na hora programada um micro ônibus nos pegou no hotel e seguimos por algumas paisagens bem diferentes das daqui do sul.

praias-fortaleza

fortaleza-interior

Praias e Falésias – Fortaleza

A primeira parada foi para mudar o nosso meio de transporte: BUGUES! Os guias até vão perguntar se você deseja o trajeto com emoção ou sem emoção, porém, pela própria posição que estão as dunas, é sempre com emoção e as vezes confesso com muitoooooooo frio na barriga.

bugue-fortaleza

Para começar, já na saída do asfalto nos deparamos com este chão rústico compondo o trajeto até as praias e dunas.

fortaleza-bugues

Ouvir apenas o som do bugue e do vento, admirando paisagens infinitas, praticamente locais desérticos, seguindo por quilômetros essa natureza, é repor energias para um ano inteiro.

dunas-ceara

A próxima parada é para ver a gruta aonde foi filmada a novela Tropicaliente, o problema é que para chegar ali precisamos esperar as ondas baixarem, quase como uma brincadeira de correr, parar, seguir. Na volta acabamos tomando um banho enorme com as ondas que invadiram a gruta.

gruta-tropicaliente

gruta-fortalezagrutas-praia-nordeste

O passeio continua e a exploração com o turismo também. Parada para fotografar com os jegues que estavam prontamente aguardando os turistas. 

jegues-nordeste

Mais quilômetros de sobe e desce e chegamos no Morro Branco em Beberibé, que na verdade está a 80 km de distância de Fortaleza, aonde ficam as Falésias, famosas rochas moldadas pela erosão marinha, ou seja, areias coloridas que são retiradas para produção de objetos típicos da região.

labirinto-falesias falesias-fortaleza

Desde o centrinho, um guia tipicamente Cearense com muito humor vai nos levando a pé pelos labirintos relatando a importância e as diferenças das “areias coloridas”. Recebemos orientação de não tocar nas paredes para preservação.

passeio-falesias

O passeio é rápido e termina na praia. O retorno é pelo mesmo caminho e todo o trajeto pode ser feito sem guia, mas recomendo fazer com um para entender mais sobre o local. No final eles pedem a contribuição “espontânea” de R$ 5,00.

A paisagem e a mudança das cores na areia são deslumbrantes (será que estamos em marte??? Rsrsrssr).

falesias-nordeste

As Falésias se iniciam neste ponto e seguem até o Rio Grande do Norte e delas são retiradas até 12 tonalidades neutras de cores de areia.

praias-falesias

Todos os guias citam com orgulho que as Falésias já foram cenários para novelas como “Tropicaliente” e “Final Feliz”, minissérie “Sansão e Dalila”, filme “O Noviço Rebelde” e o programa “No Limite”.

E não podemos deixar de comprar as famosas garrafinhas de areias coloridas nas barraquinhas onde é possível acompanhar os artesões trabalhando delicadamente.

praia

praias-nordeste

Retornamos ao bugue e seguimos para mais uma paradinha na maior Lagoa de água doce no meio das dunas no Ceará, chamada de Uruaú, que significa “cesto grande”. Tem mais de 18km de extensão e desemboca no mar. Usada para esportes aquáticos também.

lagoa-uruaru

Bom para tirar a areia que adquirimos com o passeio de bugue rsrsrsrsr

ceara-praiaBarraquinha para tomar uma água de coco geladinha.

Retornamos a cidade de micro ônibus para almoçar na famosa praia: Canoa Quebrada. Essa praia que era apenas uma vila de pescadores foi descoberta pelos hippies dos anos 70 e agora é umas das praias mais turística do Estado do Ceará. Ela fica a 166 km de Fortaleza, perto do município de Aracati. 

canoa-quebrada

Almoçamos em um restaurante na beira do mar, um local tranquilo, peixe delicioso, muito suco natural de vários de sabores diferentes dos que estamos acostumados: pitanga, caju, graviola, cajá, tamarindo, açaí.

canoa-quebrada-jangada

Nessa praia é possível fazer o passeio de jangada, mas preferimos caminhar pela areia.

praias-ceara

Retornamos ao hotel final da tarde felizes com toda a experiência nova que tivemos e preparados para 3 dias de Beach Park (leia aqui o post do Beach Park).

O passeio “3 Praias em 1 Dia” foi contratado pela empresa Girafa Tur (www.girafatur.com.br), reservamos direto no Hotel e foi tudo tranquilho.  

  • Aqui tem mais lugares legais que conhecemos em Fortaleza:
  • Beach park

Reserve seu Hotel em Fortaleza aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só buscar na lateral do blog a caixa de pesquisa da RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas praias de Fortaleza.