ESPANHA, EUROPA, Madri

Praça de Espanha – Madri

Madri dá um show no quesito praças e parques. Em todas que passei deu pra ver muito capricho e fontes lindíssimas. Mas é na Praça da Espanha que residem os principais personagens espanhóis, fictícios ou não.

praças

monumento-praça-espanha

Bem no coração da cidade, essa praça fica em uma das pontas da Gran Via, avenida que corta a cidade.

Praça de Espanha – Madri

História da Praça de Espanha

O local da praça chegou a abrigar um quartel da cavalaria quando a cidade foi comandada por José de Bonaparte, irmão de Napoleão Bonaparte.

fonte-madri

Assim que o quartel foi demolido em 1911, iniciaram-se os projetos para uma praça. Esse terreno fazia parte também da Colina Príncipe Pio, onde aconteceu o Fuzilamento de 3 de Maio. Parte dessa colina agora está o Templo de Debod. (Leia o post sobre o Templo aqui).

Monumento Cervantes

praça-de-espanha

Para homenagear Miguel de Cervantes, o escritor espanhol mais conhecido no mundo, foi construído no centro da praça um grande monumento.

cervantes-dom-quixote

No meio do bloco de 22 metros de altura fica a estátua de Cervantes sentado e abaixo dele em bronze seus principais personagens: Dom Quixote e Sancho Pança, os protagonistas da obra prima Dom Quixote de La Mancha.

dom-quixote-sancho-pança

O monumento foi realizado através de um concurso comemorativo em 1916 para marcar os 300 anos de morte do escritor. Os vencedores foram o arquiteto Rafael Martinez Zapatero e escultor Lorenzo Valera Coullaut, mas só em 1929 foi completamente finalizado.

dulcineia

As outras estátuas que compõem o monumento são de Ducinea Del Toboso, outra personagem do livro Dom Quixote, e nas laterais as esculturas de personagens de Rinconete e Cortadillo e La Gitanilla duas outras novelas de Miguel de Cervantes.

praça-da-espanha

Bem no topo do monumento está esculpido um globo com várias pessoas lendo livros. Ela representa a universalidade do autor, que teve o alcance de suas obras nos cinco continentes.

Ao Redor da Praça

madri-espanha

Não se pode deixar de reparar na parte urbana ao redor da praça. De um lado a Torre Madrid com 37 andares foi construída em 1957, na época o prédio mais alto da Espanha.

praça-madriO Edifício Espanha no fundo e a Torre Madrid na esquerda.

Do outro lado o Edifício Espanha, erguido em 1953 é um grande bloco de concreto. Há algum tempo se encontra vazio, mas foi comprado pelo milionário chinês Wang JIanlin que pretende transformar o lugar em um centro comercial. O mesmo possui uma grande cota de ações do time Atlético de Madrid.

Outros prédios chamam atenção pelo estilo Art Noveau, é o caso da Casa Gallardo (1911) e o prédio da Real Compania Asturiana de Minas, antigo prédio sede da uma empresa belga de metalurgia, todo em estilo de palacete francês.

compania-asturiana-de-minasPrédio da Real Compania Asturiana de Minas.

casa-gallardoCasa Gallardo.

Ainda perto da Praça Espanha fica o Museu Cerralbo e várias pequenas salas de cinemas, teatros e concertos. É um ponto bem central de Madri, você pode ir caminhando até o Palácio Real, a Catedral, o Templo de Debod ou até a antiga Praça Maior.

monumento-cenrvantes

Informações Úteis:

Plaza de España, 28008 Madrid, Espanha

Metrô: Plaza de Espana

Reserve seu Hotel em Madri aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só buscar na lateral do blog a caixa de pesquisa da RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pela linda cidade de Madri.