ESPANHA, EUROPA, Madri

Parque do Retiro – Madri

O Parque do Retiro é basicamente uma área imensa de jardins, lagos, passeios e praças ornamentados com estátuas, fontes e monumentos, além de construções bem inusitadas que completam esse cenário que abriga diversas plantas e 15 mil árvores.

Parque do Retiro – Madri

Jardins-Parque-do-Retiro

Fonte-Parque-Retiro

Jardins-MadridFoto site: www.fotomadrid.comParque-do-Retiro-Madri

A criação do Parque se iniciou em 1630, pelo cenógrafo italiano Cosme Lotti, e era o jardim do Palácio do Bom Retiro usado apenas para o lazer da corte do Rei Filipe IV. Esse Palácio era a segunda residência Real e só mais tarde os 118 hectares de parque puderam ser utilizados por cidadãos comuns, desde que estes estivessem devidamente limpos e bem vestidos.

Palacio-Bom -Retiro-Jusepe Leonardo  Palácio Bom Retiro (Jusepe Leonardo)

As portas só foram abertas ao público quando o parque passou a ser propriedade municipal, após a revolução de 1868. A essa altura o parque já tinha sido reestruturado, pois tinha sido destruído ao ser utilizado como quartel das tropas de Napoleão.

Jardins-Parque-Retiro

  Parque-Retiro-roseiralFoto site: www.fotomadrid.com

jardim-Parque-RetiroFoto site: www.fotomadrid.com

Várias áreas foram acrescentadas com o tempo, inclusive um zoológico, uma fábrica de Porcelanas da China e um Observatório Astronômico. Hoje o parque é considerado um museu a céu aberto, pois além de dispor de várias esculturas, o capricho nos desenhos dos jardins é uma obra de arte a parte.

Alguns dos principais locais do parque:

  • Passeio das Estátuas ou Passeio da Argentina

É uma rua margeada por estátuas dos monarcas. As esculturas foram feitas por diversos artistas e deveriam decorar o Palácio Real, mas a Rainha Elizabeth Farnese não as quis por causa de um pesadelo onde as estátuas caiam sobre ela. Por esse motivo elas foram espalhadas pela cidade e levadas até para outras localidades.

Passeio-da-ArgentinaFoto site: www.fotomadrid.com

  • Monumento a Afonso XII

Este monumento é uma homenagem ao Rei Afonso XII resultado de um concurso anunciado pela Rainha Maria Cristina em 1901. Foi construído pelo arquiteto José Grases Riera, feito todo em mármore e bronze e inaugurado em 1922.

Monumento-AfonsoXII-Madrid

Dois corredores de colunas e no centro o rei Afonso XII em seu cavalo a 30 m de altura, rodeado por leões e outras obras e um escadaria que termina no Grande Lago.

Monumento-Afonso-XIIFoto site:  www.fotomadrid.com

  • Fonte do Anjo Caído

É a única obra a céu aberto dedicado ao Diabo. A escultura mostra o momento em que Lúcifer é expulso do paraíso e só foi realizado porque o Duque Fernan Nunez doou uma quantia bem alta para um monumento com este propósito. Foi criada por Ricardo Bellver em 1885.

fonte-anjo-caidoFoto site: www.fotomadrid.com

Fonte-Anjo-Caido-MadriFoto site: www.fotomadrid.com

  • Palácio de Cristal

É a principal construção do parque, com certeza por sua beleza. Foi construído como uma estufa para abrigar uma exposição em 1887 de plantas e flores das Filipinas. Criado pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco fica em frente de um lago artificial com cisnes, gansos e patos. Hoje o prédio pertence ao Ministério da Cultura e é usada para exposições de arte contemporânea.

Palacio-cristal-madrid

Palacio-Cristal

Lago-Palacio-CristalFoto site: www.fotomadrid.com

Palacio-Cristal-parque

  • Palácio de Velazquez

Outro edifício erguido para abrigar uma exposição comemorativa. Também projetado por Ricardo Velázquez Bosco, homenageava as indústrias de mineração, metalurgia, cerâmica, fabricantes de vidro e de água mineral. Todo em tons de telha e tijolo e cheio de detalhes em cerâmica o prédio pertence ao Ministério da Cultura e abriga exposições organizadas pelo Museu Reina Sofia.

Palacio-Velazquez

  • Grande Lago

Como o nome já diz é o maior lago artificial do parque. Fica em frente ao monumento Afonso XII e faz parte da principal diversão do parque, andar de barco a remos e pedalinhos.

Monumento-AfonsoXII

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Plaza de la Independência, 7, 28001 Madrid

Metro: Retiro

Horário de funcionamento: diariamente  Maio a Outubro  6h às 24h /Novembro a Abril  6h às 22h

Reserve seu Hotel em Madri aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pela linda cidade de Madri.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem europa 468x60