Corfu, EUROPA, GRÉCIA

Palácio Achilleion – Corfu

A melhor descrição para o Palácio Achilleion é: Castelo de Verão da Sissi. Mas e quem era a tal Sissi?

O nome original da Sissi era Elisabeth da Baviera, tornou-se Elisabeth da Áustria ao casar-se, em 1854, com o imperador Francisco José I.  Tiveram 3 filhos. Sua moradia original era em Viena, no Palácio de Schönbrunn. Conhecida desde criança por Sissi, o apelido acabou ficando.

Como toda boa imperatriz, era doente. Sofria de depressão, anorexia e era extremamente preocupada com sua beleza (chegava a se pesar 3x ao dia). Sua depressão piorou após seu único filho homem ser assassinado. Chegou a escrever em seu diário: “Perambulo solitária sobre a Terra há tempo, alienada da vida e do prazer; não tenho e nunca tive alma que me entendesse.”

Ficou conhecida, também, por Sissi da Áustria e Hungria, mas gostava mesmo era da Grécia. E mais ainda, admirava Aquiles.

Palácio Achilleion – Corfu

Desses amores, nasceu seu castelo de verão em Corfu, na Grécia, totalmente dedicado a Aquiles, o Palácio Achilleion. 

palacio sissi entrada

palacio sissi achillion

Era para lá que ela “fugia” na temporada de verão (óbvio, era um castelo de verão) mas também em suas crises depressivas e demais doenças, as quais a história conta como sendo doenças inventadas.

Cá entre nós, eu acho mesmo que com tanto Aquiles exposto, qualquer mulher iria inventar doença para ficar lá ;D

O Palácio Achilleion

Construído em 1888, com 200.000m² no topo de uma colina. O local foi escolhido por Sissi por possuir uma vista incrível do mar Jônico. 

palacio sissi mar jonico

palacio sissi hall

Os jardins também não deixam a desejar. Há mistura de várias influências, já que o arquiteto que projetou o palácio era italiano, e as esculturas dos jardins foram encomendadas a um escultor alemão. Embora a mistura de estilos seja visível, tudo ficou muito harmonioso. Passear pelo castelo e seus jardins é muito agradável.

Como a maioria dos móveis originais ainda estão expostos, é possível sentir um pouquinho como a imperatriz passava seus dias e entender porque ela se refugiava ali.

palacio sissi salas

palacio sissi sala

palacio sissi quarto

O passeio é permitido no primeiro andar, onde há uma capela, alguns quartos e salas. Há áudio-guia (pago, porém não recordo o preço) para quem quiser saber mais sobre cada objeto. As escadas são bloqueadas, não é permitido acessar internamente os demais pisos. 

palacio sissi capela

Capela dentro do Palácio

palacio sissi escadaEscadarias internas.

palacio sissi guarda roupa

palacio sissi espelho

palacio sissi escultura interna

Contornando o palácio por fora, é possível acessar o segundo andar, onde fica o principal jardim e a escultura que Sissi mais gostava, Aquiles removendo a flecha do calcanhar. 

palacio sissi escultura

palacio sissi esculturas

Todo o caminho é cercado de esculturas gregas. Próximo ao jardim principal há uma sala enorme com fotos da história da Sissi e da construção do palácio. 

palacio sissi jardim e esculturaAlgumas das esculturas em homenagem as Deusas Gregas.

palacio sissi jardim

palacio sissi quadro aquilesObra “Triunfo de Aquiles” de Franz Matsch. Ocupa a parede toda do último andar do palácio.

Após a morte de Sissi, em 1898 o imperador alemão Wilhelm II comprou a residência. Para manter a tradição, o alemão encomendou (mais) uma estátua de bronze de Aquiles. Ela foi colocada estrategicamente na ponta da propriedade com vista para a cidade. A impressão que temos é que Aquiles está guardando a propriedade!

palacio sissi vista aquilesVista que Aquiles tem de Corfu.

palacio sissi quarto imperadorSala com alguns objetos pessoais Imperador Wilhelm II.

palacio sissi aquiles

Originalmente, a seus pés havia uma homenagem do imperador a Aquiles dizendo: “Para o Maior grego do Maior alemão”. Hoje, está escrito apenas AQUILES.

CURIOSIDADESO palácio foi também sede de um hospital durante a primeira guerra, abrigou um casino privado e hoje pertence a Organização de Turismo Helênica que o transformou em museu.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Horário de funcionamento8:00-19:00. Sábado e Domingo -8:00-14.30.

Sites: www.achillion-corfu.gr

              www.corfuvisit.net

 

Aqui tem mais lugares legais que conhecemos na Grécia:

Reserve seu Hotel na Grécia aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades gregas.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem europa 468x60