EUROPA, ITÁLIA, Vaticano

Museus do Vaticano – Roma

Esse post faz parte da blogagem coletiva #MuseumWeek de blogueiros da RBBV. No final desse post você encontrará os links de todos os blogs que estão participando do Museum Week desse ano com diversos museus pelo mundo.

O Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 43 hectares fica no bairro Pratti de Roma e todo circundado por muralhas. Lá dentro se encontra alguns dos pontos turísticos religiosos mais visitados do mundo. E um dos lugares mais procurado pelos turistas são os Museus do Vaticano, tão procurado que caso não tenha comprado ingresso antecipadamente prepare-se para ficar cerca de 2hs na fila.

Museus do Vaticano – Roma

Entrada do Museu e a imensa fila ao lado das muralhas do Vaticano

Mas porque “Museus” no plural? Porque na verdade é um conjunto de pequenos museus instalados nos antigos aposentos dos palácios dos Papas, interligados entre si. Estrategicamente as portas estão fechadas ou abertas, induzindo os visitantes a seguir sempre em frente, podendo optar apenas pelo caminho curto ou longo.

Durante a visita você vai observar uma plaquinha em algumas obras com o dizer 100 em vermelho, ou seja, é uma das 100 obras mais importante do Museu.

“Naoforo Vaticano” é uma das 100 peças mais importantes do Museu. Udjahorresne segurando Osíres era médico chefe, tesoureiro do Rei do Egito e Comandante da frota do Rei. 

Além das obras, as próprias salas são lindas, não deixe de olhar para os tetos.

As salas do Museu são todas decoradas

A coleção dos Museus se iniciou com a descoberta da estátua do Laocoonte em 1506.

Os Museus do Vaticano

Museu Pio-Clementino Fundado no final do século 18 pelo Papa Clemente XIV e depois por Pio VI Braschi que promoveu o colecionismo e adquiriu peças de nobres falidos e confiscou escavações arqueológicas. Contém um total de 54 salas e um pátio interno com peças gregas e romanas.

Sala da Rotonda com a Banheira de Nero e o Hércules Dourado

Sala dos Animais

Aqui é possível passar pela escadaria de Bramante no passeio guiado aos Museus Ocultos. Curiosidade: Com o Tratado de Tolentino (1797), a igreja teve que ceder obras para Napoleão expor na França. Somente após o Congresso de Viena em 1815, Antonio Canova conseguiu recuperar a maioria das obras.

Sala da Cruz Grega com o Mosaico da Deusa Minerva

Teto da Sala da Rotonda

Museu Chiaramonti Museu em homenagem ao Papa Pio VII Chiaramonti, que elaborou leis e organizou coleção de estátuas, protegendo as relíquias no território italiano, depois do Tratado de Tolentino, quando tiveram que ceder as obras para a França. Posteriormente, assim como ocorreu com o Museu Pio-Clementino, com o Congresso de Viena, Antonio Canova conseguiu trazer peças de volta a Itália e chegou a ser supervisor deste Museu. Tem mais de mil obras.

Museu Gregoriano Etrusco Fundado pelo Papa Gregório XVI, em 1837, um dos primeiros museus dedicado a antiguidades etruscas com peças encontradas nas escavações do território dos Estados Pontifícios. Possui 22 salas com peças em cerâmicas e metais preciosos dos Etruscos e mais peças recentes do Império Romano.

Museu Gregoriano Egípcio Fundado pelo Papa Gregório XVI, em 1839, dois anos depois já contava com nove salas, um terraço e uma ala com peças egípcias.

Deus Anúbis

Pinacoteca A primeira coleção em 1790 tinha 118 pinturas. Depois de serem apreendidas por Napoleão retornaram em 1817 ao Vaticano. Em 1932 foi projetada por Luca Beltrami uma sala especial para expor estas obras a pedido do Papa Pio XI com 18 salas. Hoje tem 460 pinturas distribuídas cronologicamente.

Museu Missionário-Etiológico Em 1925, no Palácio de Latrão, o Papa Pio XI criou uma grande exposição com mais de 100 mil peças do mundo todo e teve um milhão de visitantes para ver os objetos ligados a religião e da evangelização. Assim, tornou-se exposição permanente com 40 mil peças, vindo somente nos anos setenta para o Vaticano.

Área externa do Museu

Museu Gregoriano Profano Fundado em 1844 no Palácio Apostólico de Latrão pelo desejo de Gregorio XVI. Possui grandes janelas proporcionando a entrada da luz natural. Peças da arte clássica da Grécia até o final da Roma Imperial com esculturas funerárias de sarcófagos, altares, etc.

Museu Pio Cristiano Fundado em 1854 por Pio IX com peças da comunidade cristã dos primeiros séculos, somente em 1963 foi transferido para o Vaticano e após novas organizações foi reaberto só em 1970.

Os longos corredores dos Museus do Vaticano

Coleção de arte contemporânea Inaugurado em 1973 pelo Papa Montini com pinturas, esculturas e gráficos, foi o desejo do Papa Paulo VI em criar uma coleção de Arte religiosa Moderna entre a Igreja e a arte contemporânea. Atualmente conta com 8 mil peças em entre Van Gogh, Chagall, Bacon, Carrà e muitos outros distribuídas em 36 salas.

Outros Lugares para ver dentro dos Museus do Vaticano

Sala com vista para o Pátio da Pinha

Salas de Rafael Eram os aposentos do Papa Julio II, que contratou o renascentista Rafael e seus sucessores para decorar seu ambiente particular entre 1508 e 1524. Levou 16 anos para ficar pronto e ambos não chegaram a ver o resultado final.  São 4 salas em ordem estabelecida pelo museu: Sala do Constantino, Sala de Heliodoro, Sala de Segnatura e Sala do Fogo de Borgo.

Capela Sistina O Papa Sisto IV foi o responsável pela reconstrução da antiga capela Magna do Palácio Apostólico e levou de 1477 a 1481 para ficar pronta. Recebeu o nome de Capela Sistina e a primeira missa foi em 09 de agosto de 1483. É utilizada para o Conclave, ou seja, o processo da escolha de um novo Papa, desde 1492. No início só tinha 2 afrescos feito por Perugino, depois Lorenzo dei Médici de Florença ofereceu artistas para colaborar com Perugino como Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli e Michelangelo.

Em 1506 após uma rachadura no teto e passar por uma reforma, foi chamado Michelangelo para refazer o afresco, mas ele levou 2 anos para aceitar por desavenças com o Papa Julio II e então levando 4 anos de trabalho sozinho, Michelangelo concluiu o tema Gênesis. E 22 anos depois foi novamente chamado pelo Papa Paulo III para redecorar a parte de trás do altar com o Juízo Final, gerando polêmica na época por ter corpos nus. Dizem que ele pintou o rosto dos críticos nas figuras do inferno.

A Capela Cistina é o auge da visita no Museu, na verdade seguimos o museu andando em direção a ela, por isso não visitamos todas as áreas. Como há bancos nas laterais da sala foi a única em que realmente paramos para admirar as obras e tentar adivinhar o que são pinturas e o que são pilares no teto, já que a obra de Michelangelo cria um efeito 3D incrível. Prepare-se para uma sala sempre lotada e com guardas gritando o tempo todo “no photo”.

Galeria dos Mapas Com 40 gigantescos mapas do cartógrafo Ignazio Danti do séc 16 sobre as possessões da Igreja na época do Papa Gregório XIII. Em um corredor de 120 metros de comprimento, o mais divertido foi estar parado devido a imensa multidão que passa por ali, olhar para o lado e ver seu sobrenome em uma localização de um feudo em um dos mapas, alegria pra toda família.

Teto da Galeria dos Mapas

Um feudo com o nosso sobrenome

Galeria Lapidária Liga o Palácio do Vaticano ao Belvedere Mansion, conhecida como corredor Bramante (nome do arquiteto que o projetou), dividida em 17 seções. Originou-se em 1772 quando Gaetano Marini que era coadjutor do Prefeito dos arquivos do Vaticano era responsável de arquivar o que se chamava de biblioteca de pedra, pois tinha mais de 3400 “páginas escritas em lápides, bases, cipós, urnas, etc”. Para visitar segue-se a organização por seções temáticas: religião, imperadores, trabalho, família, etc. Precisa a permissão do Vaticano para visitar.

Galeria das Tapeçarias Inúmeros tapetes decorados nas paredes feitos pelos alunos do artista Rafael. Onde de um lado é a vida de Cristo e no outro lado a vida do Papa Urbano VIII.

Galeria das Tapeçarias

Pátio da Pinha Área em céu aberto. Possui uma pinha gigante toda de bronze que pertenceu a um nobre da Roma Antiga em uma fonte das termas privadas de Agripa.

No centro deste pátio também está a esfera dourada, “Sfera com Sfera”, criada pelo italiano Arnaldo Pomodoro que chama muita atenção. Tem um restaurante neste espaço também.

Pavilhão dos Carros Inaugurado em 1973 pelo Papa Paulo VI possui ambientes com as carroças, vestes da corte, objetos e peças para os cavalos, além de coleção de carros citando o progresso e os papamóveis. Atualmente grandes marcas doam seus carros para expor além de alguns da frota do vaticano.

Escadaria em Espiral de Giuseppe Momo. Criada em 1932, com 2 rampas em espiral que não se cruzam. Localizada na saída do Museu onde também está a loja de souvenires.

Informações Úteis

Horários: Segunda-feira a Sábado das 09:00 às 16:00 – Domingo Fechado

Valores: Entrada inteira: 21 euros

Meia entrada: 13 euros

Existem diversos outras opções de ingresso que podem ser consultados e comprados aqui: https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/ como passeio com guia ou passeio noturno. É necessário pagar uma taxa de 4 euros, mas a vantagem é que evita a fila imensa na hora da visita 🙂

Endereço: Viale Vaticano, 00165 Roma, Itália

Site Oficial: www.museivaticani.va

Acompanhe as novidades do blog também pelo nosso Facebook e Instagram

Reserve seu Hotel em Roma aqui no Banner do site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos um comissão através da parceria com o Booking. 🙂

E se precisa alugar um carro na Itália é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades italianas.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem europa 468x60

 OUTROS BLOGS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DA #MUSEUMWEEK DA RBBV:

DIVERSOS

Vamos Por Aí – Meus Museus Favoritos
http://vamosporai.com/as-viagens-de-biel/meus-museus-favoritos/

EUROPA

Tá indo pra onde? – Museus e experiências além do básico em Barcelona
http://www.taindopraonde.com.br/2017/06/barcelona-museus-experiencias-alem-basico.html

Turistando.in – Visitando o Museu de História da Arte de Viena
http://www.turistando.in/museu-historia-da-arte-viena/

Guia do Nômade Digital –Galeria 11/07/95: Galeria sobre o Genocídio na Bósnia e Herzegovina
http://guiadonomadedigital.com/galeria-sobre-o-genocidio-na-bosnia-e-herzegovina

Uma Viagem Diferente –4 Museus Imperdíveis em Florença
http://umaviagemdiferente.com/2017/06/19/4-museus-imperdiveis-em-florenca

Passeios na Toscana – Florença do alto: as Torres abertas à visitação
https://passeiosnatoscana.com/2017/06/19/florenca-do-alto-as-torre-abertas-visitacao/

Entre Polos – Museu Nacional do Hermitage – São Petersburgo – Rússia
http://entrepolos.com.br/hermitage-um-dos-maiores-museus-do-mundo/

Do RS para o Mundo – Centro Português de Fotografia – Porto/Portugal
http://dorsparaomundo.blogspot.com/2017/06/centro-portugues-de-fotografia-cpfporto.html

TurMundial – Museu do Picasso em Málaga, Barcelona e Antíbes
http://www.turmundial.com/2017/06/museu-do-picasso-em-malaga-barcelona-e.html

Farrabadares – Memorial São Nikolai em Hamburgo
http://www.farrabadares.com/?p=2494

Sol de Barcelona – Museu Olímpico e do Esporte – Barcelona
http://www.soldebarcelona.es/museu-do-olimpico-e-do-esporte/

Viagem LadoB – Ilha dos Museus – Berlim
http://viagemladob.com/ilha-dos-museus-em-berlim

MEL a Mil pelo Mundo – Museo de Ciências Naturais de Madrid
http://www.melamilpelomundo.com/2017/06/museu-ciencias-naturais-madrid.html

Caixa de Viagens – Museu Charlie Chaplin: o Chaplin’s World em Vevey, Suíça
https://www.caixadeviagens.com/2017/06/19/museu-charlie-chaplin/

Viajo com filhos – Nemo Science Museum, em Amsterdã, Holanda
http://viajocomfilhos.com.br/2017/06/nemo-science-museum-em-amsterda/

Mochileza – Museu do Automóvel de Turim, Itália
https://www.mochileza.com/museu-automovel-turim/

1001 Dicas de Viagem – Museu Histórico de Berna, Suíça
http://www.1001dicasdeviagem.com.br/museu-historico-de-berna/

Estrangeira – 8 Museus Imperdíveis em Barcelona, Espanha
http://www.estrangeira.com.br/8-museus-imperdiveis-em-barcelona/

Devaneios de Biela – Museu Nacional da Finlândia em Helsinki
http://www.devaneiosdebiela.com.br/2017/06/museu-nacional-finlandia-helsinki-historia.html

A Fragata Surprise – Museus de Florença – Guia de Sobrevivência http://www.fragatasurprise.com/2017/06/museus-florenca.html

Direto de Paris – Os Museus de Troyes http://diretodeparis.com/os-museus-de-troyes/

A Vida é Como Um Livro – Galeria Nacional da Noruega http://avidaecomoumlivro.com.br/galeria-nacional-da-noruega/

ESTADOS UNIDOS

Mariana Viaja – National Gallery of Art, em Washington
http://wp.me/p7zJXP-1oF

Mulher Casada Viaja – Exploratorium – Museu de São Francisco, Califórnia
http://wp.me/p48GyZ-2if

Itinerário de Viagem – MET Museum em Nova Iorque
http://www.itinerariodeviagem.com/o-met-museum-em-nova-iorque

Família Viagem Children’s Museum of Houston – Texas com crianças
http://www.familiaviagem.com.br/2017/06/19/texas-com-criancas-childrens-museum-of-houston/

Viaje na Web – American Museum of Natural History – Museu de História Natural de Nova York
http://viajenaweb.com/museu-de-nova-york-filme-uma-noite-no-museu/

BRASIL

Trilhas e Cantos – Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, Minas Gerais
http://www.trilhasecantos.com.br/2017/05/museu-casa-dos-contos-ouro-preto.html

Viajar correndo – Museu Light da Energia, Rio de Janeiro
http://www.viajarcorrendo.com.br/2017/06/museu-light-da-energia.html

Quase Nômade – Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre
http://quasenomade.com/museu-ibere-camargo-porto-alegre/

Cantinho de Ná – Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento
http://cantinhodena.com.br/2017/06/museu-do-futebol-em-sao-paulo-paixao-historia-e-entretenimento/

Destino Compartilhado – Museu Lasar Segall
http://destinocompartilhado.com/uncategorized/museu-lasar-segall

Viajar hei – Museu Imperial – Petrópolis – Rio de Janeiro
http://www.viajarhei.com/2017/06/museu-imperial-em-petropolis-rj.html

Sonhando em Viajar! – Catetinho, em Brasília, Brasil
http://sonhandoemviajar.com/2017/06/19/catetinho-braslia-df/

ILoveTrip – Top 7 Museus em Brasília que você precisa conhecer https://ilovetrip.com.br/brasil/distrito-federal/brasilia/top-7-museus-em-brasilia/

Dedo no Mapa – Museu Paranaense http://dedonomapa.com.br/index.php/2017/06/19/museu-paranaense-curitiba-pr/

Ligado em Viagem – Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo http://www.ligadoemviagem.com.br/2017/06/19/beco-do-batman-museu-grafite-sao-paulo

AMÉRICA DO SUL

Gastando Sola Mundo Afora – Museo de Arte Precolombino de Cuzco
http://www.abaretiba.blog.br/2017/05/blogagem-coletiva-museumweek-2016-museo.html

Viajento – Museo Santuarios Andinos – Arequipa, Peru
https://viajento.com/2017/06/19/arequipa-museo-santuarios-andinos/

Let’s Fly Away – Museu Botero, Bogotá, Colômbia
http://letsflyaway.com.br/blogagem-coletiv…botero-em-bogota

Comendo Chucrute e Salsicha – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina
http://www.comendochucruteesalsicha.com.br/malba-na-semana-dos-museus/

AMÉRICA CENTRAL

Me Deixa Ser Turista – Conheça o Museu da Revolução, em Havana http://medeixaserturista.com.br/museu-da-revolucao-havana

ÁSIA

Viajoteca – Batik na Indonésia: Museu Têxtil em Jakarta, Indonésia
https://www.viajoteca.com/batik-na-indonesia-museu-textil-jakarta