EUROPA, FRANÇA, Paris

Museu Rodin – Paris

Paris e seus inúmeros museus, como escolher quais visitar se não tem tempo para todos? O Museu Rodin estava na nossa lista porque meu esposo repetia: precisamos ver ao vivo “A Porta do Inferno”. Marido artista, quase arquiteto, designer, escultor, desenhista, professor… eu que fico na vantagem da aula particular sobre as esculturas, como foram feitas, de que lado veio as pinceladas, o ano que foi terminado, etc. Claro que inúmeras vezes eu precisei “arrancar” ele da frente das obras. Mas assim como ele, me emocionei com tantos detalhes deste museu.

Museu Rodin – Paris

museu-rodin

Construído entre 1728 e 1730 pelo Marechal Biron, o prédio servia de hotel. Após sua morte seria demolido, porém artistas que já utilizavam o espaço para exposições não deixaram ocorrer a demolição e apoiaram o Estado Francês quando este comprou o local e assim Rodin pode usá-lo para criar um Museu de Artes. A antiga construção poderia receber admiradores, colecionadores, jornalistas e comerciantes. Através de doações finalmente se concretizou este desejo e Rodin começou a colocar suas obras até mesmo nos jardins. Infelizmente só foi inaugurado após sua morte, em agosto de 1919.

jardin-museu-rodin

Atualmente, entre as 18 galerias e o jardim, estão expostos 600 objetos de uma coleção de 30 mil obras. O museu foi reaberto em 2015 após uma reforma de 3 anos que custou 16 milhões de euros financiadas pelo Estado Francês e pelo próprio Museu, já que é o único museu francês auto financiado. Manteve-se o chão e foram substituídas as portas e janelas por cópias das originais.

Mas quem foi Rodin?

Para conhecermos o Museu Rodin em Paris precisamos ter um breve conhecimento de quem foi Auguste Rodin. Ele nasceu em 12 de novembro de 1840 em Paris, começou a desenhar com 10 anos e já nos seus 14 anos começou estudar na Escola Imperial Especial de Desenho e Matemática. Tentou sem sucesso, por três vezes entrar para escola de esculturas na Escola de Belas Artes de Paris.

museu-rodin-jardins

Eva (1882) e sua sensualidade tímida.

Por um longo período para ajudar sua família financeiramente, ele fez objetos decorativos e enfeites arquitetônicos. Em 1844 Rodin conheceu Rose Beuret, que foi sua companheira e inspiração para seu retrato “Mignon”.

Com toda a crise que existia na época, para poder sustentar sua companheira e seu filho, fazia decorações de telhados e escadas, até ser convidado para ir para a Bélgica, onde ficou por 7 anos trabalhando e estudando.

Conseguiu ainda em vida ser considerado um dos escultores mais notáveis de seu tempo. O Realismo e o Impressionismo de Rodin sempre esteve envolvido com outros pintores e escultores, o que proporcionou além das obras deste Museu, ter feito exposições em vários países e receber várias honrarias e títulos, sendo na França ou em outros países.

obras-rodin

Apenas em Janeiro de 1917 Rodin se casa com Rose, porém, em fevereiro ela vem a falecer. E já em 17 de novembro do mesmo ano, Rodin falece e é enterrado com Rose. A obra “O Pensador” está colocada sobre o túmulo deles.

o-pensadorO Pensador nos jardins do Museu Rodin.

As Obras de Camille Claudel no Museu

Ainda antes de conhecer sua esposa Rose, Rodin conheceu Camille Athanaïse Cécile Cerveaux ProsperCamille Claudel em 1883 , mas pouco se tem na história sobre este momento. Foi sua aluna, assistente, amante e musa. Os trabalhos de ambos algumas vezes eram confundidos, no que acreditam que Camille queria se apropriar dos trabalhos de Rodin. Teve um fim trágico em manicômios e muitas de suas obras podem ser vistas neste Museu. 

O Jardim do Museu Rodin

Em 1880 a França solicitou a Rodin um projeto para uma porta ao então futuro Museu das Artes Decorativas. Inspirado pela Divina Comédia de Dante, surgi a “Porta do Inferno”. (para minha surpresa está a céu aberto, a esquerda logo que se entra na parte externa do museu). Camille Claudel foi assistente de Rodin nesta obra que é uma das mais importantes.

rodin-porta-do-infernoA Porta do Inferno.

Além de vermos em cima da Porta do Inferno, bem em sua frente nos jardins, encontra-se “Os Três Sombras”. Rodin estudou muito sobre sombras e usou traços de sua influência com Michelangelo nesta obra.

rodin-os-tres-sombrasOs Três Sombras.

rodin-esculturasMonumento a Victor Hugo (1987), inicialmente feita em gesso.

Em um local inusitado está “Ugolino e Seus Filhos”, também baseado na obra de Dante, somente 20 anos depois de ter feito a Porta do Inferno Rodin criou esta parte da história, onde Ugolino devora seus filhos mortos e assim é condenado.

paris-rodin

As Principais Obras do Museu Rodin

Inspirado na história de Paolo e Francesca, narrada por Dante, Rodin fez o casal se abraçando, ou seja, “O Beijo”. Outro lugar onde pode-se ver uma escultura “O Beijo”em Paris é bem em frente ao Museu L’Orangerie. (Leia aqui o post do Museu L’Orangerie).

o-beijo-rodin

Em outro ambiente está “São João Batista”. A inspiração foi em um fazendeiro, demonstrando apenas através do gesto da mão e seu semblante, já que está sem as vestes, marca de Rodin.

esculturas-rodinEstudo do Manto de BalzacSão João Batista.

Algo que me surpreendeu foi o “Estudo do Manto de Balzac”. Rodin estudou como usar o tecido cobrindo partes de suas esculturas, e vendo que era difícil transformar na textura exata, fez um molde e gostando do resultado, o expôs. 

Além de suas próprias obras no museu é possível ver a coleção pessoal de Rodin e pinturas de outros artistas, como Monet e Van Gogh. 

van-gogh-parisObras de Rodin e Pintura de Van Gogh-“Père Tanguy”.

Dentre tantas obras, inclusive as de Camille Claudel, fica difícil dizer a que mais chama a atenção, seja pelo estudo das proporções, ou em como surge a escultura diante da pedra bruta, pelos locais onde ficam expostos (na primavera os jardins devem ser lindo), e a sensação de estar muito perto das obras.

rodin-obras-museu

paris-museu-rodin

Informações Úteis:

79 Rue de Varenne, 75007 Paris, França

Metro : Varenne (linha 13) ou Invalides (linha 13, linha 8)

Horários: De Terça a Domingo 10hs às 5:45. Entrada permitida até às 5:15.

Valor: Museu e Jardins – 10 Euros. Ticket combinado com Museu Meudon: 13 Euros. 

Site oficialwww.musee-rodin.fr

Reserve seu Hotel em Paris aqui no Banner do site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos um comissão através da parceria com o Booking. 🙂

E se precisa alugar um carro em Paris é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pela linda Cidade Luz .

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem europa 468x60