AMÉRICA DO SUL, CHILE, Santiago

La Chascona – Santiago

Sabe quando uma pessoa constrói uma casa com tanto amor, detalhes e dedicação a ponto de poder dizer que esse lar é também uma representação de sua vida? É assim a casa do poeta chileno Pablo Neruda em Santiago do Chile.

La Chascona – A Casa de Pablo Neruda – Santiago

Pablo Neruda é uma das figuras mais emblemáticas do Chile. Conhecido pelo resto do mundo pelos seus poemas e por ter recebido um prêmio Nobel da Literatura.

Apesar de ele ter morado em diversos lugares no mundo, foi no Chile que ele construiu um lar, ou melhor três. Ele construiu uma casa em Valparaíso, uma em Isla Negra, onde agora está sepultado e uma em Santiago, chamada La Chascona.

Das três casas escolhi visitar o interior dessa pois ela foi transformada em Museu e é considerada Monumento Nacional desde 1990.

La Chascona

La Chascona fica no bairro Bellavista e foi construída com o intuito de Neruda se encontrar com a amante Matilde Urrutia, até que ele então abandonou sua esposa e foi morar lá. O nome que significa A Descabelada era uma homenagem carinhosa para a mulher que viveu com Neruda até o fim de sua vida.

Ela levou treze anos para ser terminada e é composta de três partes separadas que se ligam por jardins e escadas.

Construída em um terreno acidentado Neruda fez o seu arquiteto Germán Rodriguez mudar todo o projeto da casa para que ela ficasse com uma vista para as cordilheiras.

A casa está agora bem conservada mas foi principal alvo de ataque do Golpe de Estado onde foi praticamente destruída e alagada, poucos dias antes da morte de Pablo Neruda.

Matilde se empenhou em reconstruir a casa e criou a Fundação Neruda. Muitas peças, obras de arte e poesias foram roubadas mas muito foi recuperado. A casa está toda decorada com os móveis, livros, coleções particulares de Neruda (sim ele colecionava muitas coisas) e obras de Picasso e Diego Rivera.

Outro fato curioso da casa é que Neruda recebia ali muitas figuras ilustres entre artistas e escritores do mundo todo, mais especificamente na parte mais legal da casa, uma sala de jantar em forma de navio com uma passagem secreta, que ele usava para divertir os convidados.

O Tour na Casa de Pablo Neruda

Todo o trajeto na casa é feito com áudio guia, sempre em sentido único. Passamos por sala de jantar, escritório, quartos, o bar de verão, a biblioteca e jardins. Não é permitido fotografar nas áreas internas, apenas nas partes externas.

É um passeio rápido mas que dá de compreender o espírito do poeta através de seus gostos pessoais. Para te dar mais vontade de conhecer esse lugar, termino aqui com um poema de Neruda:

Quero apenas cinco coisas…
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser… sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Pablo Neruda

Informações Úteis:

Fernando Márquez de La Plata 0192, Santiago, Providencia.

Horários: Terça a Domingo, das 10hs às 18hs.

Valor: $7.000 (sete mil pesos).

Site Oficial: www.fundacionneruda.org/

Reserve seu Hotel em Santiago aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo por Santiago do Chile.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.