AMÉRICA DO NORTE, Cabo Canaveral, ESTADOS UNIDOS, FLORIDA

Kennedy Space Center – Cabo Canaveral – Flórida

Se você quando criança sonhou em ser astronauta, você precisa conhecer este lugar. Na minha viagem havia dentro do carro um desses “ex-sonhador-astronauta” que programou e insistiu que fizéssemos essa visita. Acreditei que o passeio era importante quando passamos pela primeira placa indicando o local (há uns 3 km do complexo) e ele começou a literalmente sapatear dentro do carro!

Kennedy Space Center – Flórida

nasa-entrada

nasa-bilheteria
Bilheteria.

nasa-astronautas

A NASA possui duas bases nos EUA para lançamentos espaciais. Uma em Houston (você já deve ter ouvido a famosa frase: “Houston we have a problem” referindo-se a um problema durante uma das tentativas de enviar o homem a lua), e outra base em Cabo Canaveral, Flórida, chamado de Kennedy Space Center, sendo apenas essa com lançamentos de humanos ao espaço.

nasa-visitor-complex

Kennedy Space Center – Visitor Complex

Criado em 1967, com 340km², o Visitor Complex possui muitas atrações, desde assistir filmes 3D no iMax Cinema (com telas de 5 andares) até experimentar uma simulação de lançamento a bordo do ônibus espacial, no Shuttle Launch Experience.
Há ainda exposição de foguetes, lojas (e daqui vieram os souvenirs mais bem recebidos pelos amigos), praça de alimentação e saída para o Bus Tour.

nasa-foguete
Rocket Garden – exposição de foguetes.

Shuttle Launch Experience – Experiência de lançamento em Ônibus Espacial

Essa foi a primeira atração que fomos e a que mais gostei. Como em muitas das atrações, não é permitido tirar fotos. O que é uma pena, pois tudo é muito caprichado e organizado. Antes de começar a simulação de estar sendo lançado ao espaço, há um vídeo em uma sala enorme mostrando como o simulador foi criado. Os visitantes são encaminhados a uma sala como a de um cinema, e o que vem a seguir mesmo que contasse em detalhes, não conseguiria expressar a sensação de estar sendo lançada ao espaço. A força empregada é tão forte que a cabeça fica grudada na cadeira e dos olhos escorrem lágrimas, e não, eu não estava chorando, embora estivesse impressionada com o momento.

nasa-thecape

Mapas do complexo.

nasa-kennedyspacecenter

Bus Tour

O complexo possui vários ônibus com guia para o deslocamento entre uma atração e outra.
No tour o ônibus entrará em áreas de segurança e deixará você em alguns lugares para visitar, sem tempo definido. Para ir até a próxima atração basta pegar o próximo ônibus.

nasa-bustour

nasa-vista-complexo

A primeira parada se dá em um observatório de 18 metros de altura onde é possível avistar as plataformas de lançamento (já que lá os ônibus não vão) e ter uma visão geral do restante do complexo.

nasa-plataforma
Plataforma de lançamento.

nasa-plataforma-lançamento

nasa-sede

nasa-veiculo-transporte
Veículo que leva o ônibus espacial até a plataforma de lançamento.

Na segunda parada há uma simulação do lançamento do ônibus espacial que foi para a lua. Assim como a Shuttle Launch Experience, a simulação é muito “real”. Diretamente da sala de controle da época, e com áudio e imagens originais. Há a contagem regressiva e no momento do lançamento as janelas do ambiente começam a vibrar, o que faz parecer que há, logo ali, um foguete levando o homem a lua!

nasa-sala-controle
Vista geral da antiga sala de controle.

nasa-saladecontrole

Aqui também está exposto um foguete de impressionantes 110 metros de altura (Saturno V). Há ainda um museu que, dentre outras coisas, expõe módulos, veículos lunares, roupas espaciais e um pedaço da lua.

nasa-apolloV
Saturno V.

nasa-apollo-V

nasa-apollo-V1

nasa-capsula
Cápsula de reentrada.

nasa-veiculo-lunar
Veículo Lunar.

nasa-maquete-apollo-V
Maquete Saturno V.

nasa-astronauta
Tire suas dúvidas com um engenheiro aposentado da Nasa.

Dicas:

  • O complexo fica há aproximadamente 280km a norte de Miami, e 88km a leste de Orlando. Se estiver visitando essas cidades, alugue um carro e faça um bate-volta.
  • Em Cabo Canaveral não há hotel, pois é uma reserva natural. A cidade mais indicada para se hospedar nas proximidades é Cocoa Beach. A dica aqui é pesquisar os dias dos próximos lançamentos, e você terá uma excelente visão a partir da praia. Não esqueça que em dias de lançamento o complexo é fechado.

nasa-cocoabeach
Vista das plataformas de lançamento à partir do nosso hotel em Cocoa Beach.

  • A área é enorme, e merecia dois dias de visitação (ou três, mas infelizmente só tínhamos um), então chegue cedo e organize o passeio. É preciso dar prioridade às atrações que são longas e tem horário para última entrada (como o iMax Cinema).
  • Se estiver com tempo há várias outras atrações interessantes, entre elas visita histórica as plataformas, almoço com astronautas e o US Astronaut Hall of Fame. Neste pode-se experimentar  ausência de gravidade a bordo de um boeing, porém a atração fica a 14 km do complexo principal.
  • nasa-marca-lua

Terminei o passeio com uma sensação de “será mesmo que nunca quis ser astronauta?? Porque agora eu quero!!!”

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Site  oficial: www.kennedyspacecenter.com
Horário de funcionamento: diariamente das 9hs as 19hs.

Reserve seu Hotel em Cocoa Beach aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades dos Estados Unidos.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem america do norte 468x60