ESPANHA, EUROPA, Toledo

Fábrica de Damasquinado e Espadas de Toledo – Espanha

Viajar pelo velho mundo te dá sempre a oportunidade de descobrir algo artesanal lindo. Normalmente feito por algum método muito antigo, que por sorte a cultura europeia costuma cultivar e passar de geração em geração para que não se perca com o tempo.

Umas das coisas que fiquei maravilhada na Espanha, mais especificamente em Toledo, é a antiga forma de cunhar o ouro para transformar metais em joias e peças decorativas únicas, chamada Damasquinado.

Fábrica de Damasquinado e Espadas de Toledo – Espanha

A História do Damasquinado

Damasquinar significa literalmente incrustar, e dessa forma que é feito. São finíssimos fios de ouro ou prata embutidos nos relevos de algum metal como aço e ferro.

toledoA cidade de Toledo.

O damasquinado não é um método Espanhol. Na verdade é muito antigo, já foi visto em artigos egípcios, gregos, romanos e até japoneses e chineses. Quem levou a técnica até Toledo foram os povos árabes que invadiram a região. Toledo é conhecido como a cidade das 3 culturas: islâmica, cristã e judaica, e por isso muitos rastros de diferentes artes foram deixadas na cidade, (leia o post sobre a cidade de Toledo aqui). Damasquinado é uma palavra que se originou do nome da capital da Síria, Damasco.

Na Europa o Damasquinado era usado primeiramente para decorar armas e armaduras, só no período renascentista é que começaram a usar mais em peças decorativas, louças, joias e cofres.

espadas-espanha

As peças Damasquinadas com selo de autenticação e assinaturas podem ser encontradas apenas em dois lugares da Espanha, em Toledo e em Eibar.

Toledo também é conhecida por ser a cidade espanhola das forjas. Outro material muito manuseado lá era o aço para o feitio de espadas, armaduras e escudos. Os aços das espadas de Toledo são até hoje diferenciado, pois tem uma liga muito forte e resistente e suas espadas já eram consideradas avançadas por volta de 500a.C. Inclusive Toledo produziu espadas para todo o reino romano. Os artesãos ainda produzem espadas flexíveis, iguais àquelas que a gente vê nos filmes com Dom Quixote. Essas espadas são famosas no mundo todo porque não quebram, e não perdem o fio.

espadas-de-toledo

Há uma lenda que diz que as espadas de Toledo são tão resistentes por causa da água do rio Tejo. Dizem que mergulhar a espada para resfriar na água do Rio faz com que ela fique muito mais forte.

rio-tejoO Rio Tejo que rodeia a cidade.

Visitando uma Fábrica de Damasquinado

fabrica-damasquinadoFábrica Damasquinado Suarez.

Ao visitar Toledo você pode fazer uma visita em algumas fábricas. Como fui até a cidade com um grupo de excursão a primeira parada foi em uma delas.

forja-toledo

Antiga forja e aço que vão se transformas em espadas.

aço-toledo

Depois de conhecer a sala da forja e os aços usados na fabricação de espadas fomos para uma área onde é feito o processo de damasquinar. Lá podemos ver ao vivo os artesãos moldando e decorando as peças.

artesãos-damasquinado

É um trabalho realmente muito minucioso aonde o fio de ouro vai sendo delicadamente martelado no aço formando desenhos geométricos ou florais.

joias-damasquinadoDiferentes trabalhos em damasquinado, os de cima são mais baratos, os de baixo mais caros.

O que vai variar o preço das peças, além do quilate do ouro é o grau dificuldade e beleza do desenho, claro que quanto mais refinado mais caro fica. Algumas peças ainda levam pequenas pedras preciosas no meio dos desenhos.

peças-damasquinado-toledoFoto site Wikpedia

Na parte inferior da casa fica a loja de joias e espadas. São muitas peças, fica difícil escolher, então pra não perder tempo fui direto nas que tinham as decorações que cabiam no meu bolso.

armadura-toledo

Muitas lojas na cidade vendem peças mais barata, se você quiser só um souvenir é uma boa opção. Mas elas são fabricadas em série, não são artesanais e acreditem, até a China já vende joias damasquinadas.

espadas-toledo

Pode comprar as espadas também e as lojas já embalam de forma que possam ser despachadas no voo.

As espadas de Toledo atualmente são bem conhecidas por outro motivo, que não o de sua resistência. É porque as fábricas são as responsáveis por criar espadas para vários filmes de Hollywood, como Highlander, O Senhor dos Anéis, Gladiador, 300, O Hobbit e muitos outros. Réplicas também são vendidas e desde 2009 elas levam o selo de autenticidade “Hecho en Toledo”.

Informações Úteis:

Fábrica Damasquinado Suarez – Circo Romano 8. 45004 TOLEDO

Reserve seu Hotel em Toledo aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só buscar na lateral do blog a caixa de pesquisa da RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades da Espanha.