AMÉRICA DO SUL, CHILE, Vale do Maipo

El Yeso – Vale do Maipo – Chile

Atividades outdoor é o que não falta em uma viagem para o Chile. Como visitei Santiago no verão e sabia que não ia poder esquiar ou ver neve no Valle Nevado resolvi procurar por outros passeios. Descobri a região do Vale do Maipo (Cajón del Maipo) e suas inúmeras atividades ao ar livre.

vale-do-maipo-chileO caminho até El Yeso com as Cordilheiras no fundo.

Bom, o objetivo era fazer um trekking nas Cordilheiras dos Andes, mas de quebra, no percurso do passeio acabei conhecendo outros lugares incríveis como o Embalse El Yeso.  

El Yeso – Vale do Maipo – Chile

O Embalse El Yeso

chile-yeso

O Embalse El Yeso é basicamente um lago represado da água que degela das Cordilheiras dos Andes, mas deixa eu acrescentar: É uma represa no meio dos Andes a 2.500 metros de altura, isso significa que mesmo no verão há neve nos picos das montanhas, com uma capacidade de 253 milhões de metros cúbicos de uma água azul turquesa incrível que se acumula por 8 km, ou seria verde esmeralda a cor? Acho que depende do ponto de vista.

embalse-yeso

embalse-el-yeso

Paramos um tempo ali para tirar fotos e posso afirmar que a paisagem é incansável.

el-yeso-maipo

A represa está localizada passando o município de San Jose Del Maipo, levou dez anos para ser construída e foi inaugurada em 1964. Ela recebe água do rio Yeso e da bacia do Maipo. Toda essa reserva de água abastece a cidade de Santiago e região.

el-yeso

San Jose Del Maipo

Saindo de Santiago em direção a represa você entra na região do Valle del Maipo e passa pelo município San Jose del Maipo, que é a principal cidade da região e onde fica o atendimento turístico.

valle-del-maipo

maipo

San Jose é uma cidade com 13 mil habitantes e recebe turistas o ano todo pois a região oferece diversas atividades como trekking, pesca, rafting, camping, ciclismo, alpinismo, windsurf, etc.

san-jose-del-maipoCentro de San Jose Del Maipo.

Nessa região do Chile também há vulcão, glaciares e os famosos banhos termais (aquecidos pelos vulcões). A cidade é super simpática, vale a pena parar para ver as feirinhas ou fazer um lanche, pois não há onde comprar comida depois de sair da cidade.

Como Chegar no Embalse El Yeso

maipo-chile

mapa_vale-do-maipoImagem do site: www.cajondelmaipo.com

O Embalse El Yeso fica 73 km ou 2 horas e meia de carro saindo de Santiago, sendo que metade do trajeto é feito por estradas de chão que cercam as montanhas e não são das melhores. No inverno nem sempre é possível chegar lá, pois a neve toma conta das estradas.

san-jose-maipo

No auge do inverno, mesmo quando a estrada está liberada, ainda é preciso fazer um trajeto longo a pé. Pode-se chegar lá por conta, tem sempre placas indicando, mas há várias empresas que fazem os passeios até lá ou combinados com outros atrativos.  

chile-tour

O nosso trajeto era ir até as Termas del Plomo e de lá fazer um trekking subindo a montanha até a Laguna Los Patos (conto tudo como foi no próximo post), por isso preferimos ir com um guia. Entrei em contado com a Empresa Jorge Excursiones meses antes de viajar. Reservei tudo com o Jorge pela internet e deu tudo certo. O Jorge é uma “figura”, muito atencioso e engraçado. Trocou informações com a gente por e-mail várias vezes e sempre respondia rápido. Super indico e ele faz vários passeios: www.jorgeexcursiones.cl  

chile-embalse-el-yeso

Informações Úteis

Para ir sozinho até o Embalse El Yeso siga pela rodovia G-25 em direção ao Cajón del Maipo por 47 Km até San Gabriel. Agora em estrada de chão siga mais 2.2 Km até o cruzamento. Siga as placas Embalse el Yeso por mais 18Km.  

Reserve seu Hotel em Santiago aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

 

E se precisar alugar um carro é só buscar na lateral do blog a caixa de pesquisa da RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades chilenas.