EUROPA, Istambul, TURQUIA

Cisterna Yerabatan – Istambul

Istambul guarda muita história, a mistura de dominadores que ao longo dos anos se revezaram no poder trouxeram características diversas e marcantes para a cidade. Ao visitar a Cisterna é possível ver um pouco da época Romana que ainda permanece intacta em pleno centro de Istambul.

Cisterna Yerabatan – Istambul

Cisterna da Basílica também chamada de Cisterna Yerabatan ou ainda “Palácio Subterrâneo” é um dos principais pontos turísticos de Istambul e fica localizada sob o solo do bairro mais turístico, Sultanahmet, muito próxima a Santa Sofia e a Mesquita Azul.

É impossível descer as escadas de acesso a cisterna e não ficar admirada com a grandiosidade da construção que mesmo depois de tantos anos ainda está lá, praticamente inteira. O local é úmido, com uma iluminação indireta e uma música turca acompanhando a visita, falando assim pode parecer que o local é sombrio, mas não, esses detalhes fazem a cisterna ficar ainda mais admirável.

História da Cisterna da Basílica de Istambul

Não se sabe ao certo quantas cisternas existiram em Istambul durante a época Bizantina, dezenas ou talvez centenas, o que se sabe é que a Cisterna da Basílica foi a maior delas. Constantinopla (hoje Istambul) recebia água pelo Aqueduto de Valente e a cisterna foi construída em poucos meses a pedido de Justiniano, em 532, para caso o aqueduto fosse destruído por algum motivo, a cidade ainda teria fornecimento de água.

A cisterna possui 336 colunas romanas que foram retiradas de templos pagãos, hoje, em cada coluna dessas há um foco de luz. Em seus tempos áureos chegou a manter 30 milhões de litros de água estocada.

O que mais me impressionou foi saber que ocupa uma área de 10000 m² (140m de comprimento e 70m de largura) e 8 metros de altura. Enquanto faz-se o passeio é possível até esquecer que logo acima está o bairro mais movimentado de Istambul.

Ao final do passeio fica o mais curioso do local (inclusive é a imagem/símbolo do ingresso): duas cabeças de medusas – mulheres com cabeças de cobra – cada uma segurando uma coluna romana, uma de ponta cabeça, outra de lado.

O motivo delas estarem ali e colocadas dessa forma é um mistério. Sabe-se que elas pertenciam uma construção da antiga Roma. Li diversos significados, alguns dizem que para construir rápida a Cisterna usaram o que tinha, e nesse caso tinha duas cabeças de medusas e na pressa colocaram de qualquer forma para aguentar as colunas. Mas a explicação que mais gostei foi que elas foram colocadas de propósito para espantar eventuais monstros do subsolo. Será?? ehhehe

Hoje a cisterna não cumpre mais sua função inicial de estocar água, está aberta apenas para visitação turística, foi mantido um pouco d’agua e colocado passarelas, tem até peixinhos pela água.

Um fato interessante é que ela já serviu de cenário para um filme de James Bond – Moscou contra 007 e recentemente também foi cenário para o filme baseado no livro do escritor Dan Brown, Inferno com Tom Hanks.

Por ficar próximo a Santa Sofia e a Mesquita Azul é possível verificar a fila para entrar em cada uma e escolher na hora qual atração visitar primeiro. Entre uma visita e outra aproveite para sentar no Parque Sultanahmet, comprar um milho ou um sorvete turco e ficar admirando as imensas construções.

Informações Úteis:

Site oficial: www.yerabatan.com

Valor:  20,00 TL Adulto

Horários: Diariamente das 9 às 17:30h

Reserve seu Hotel na Turquia aqui no Banner do site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos um comissão através da parceria com o Booking. 🙂

E se precisa alugar um carro é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades Turcas.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.