AMÉRICA DO SUL, CHILE, Santiago

Cerro Santa Lucia – Santiago

Arrisco dizer que o principal ponto turístico de Santiago são as Cordilheiras, e mesmo elas sendo vistas de qualquer ponto da cidade nada melhor que subir um dos Cerros (morros) da cidade para se ter uma visão privilegiada dos Andes.

praça-santiago
Praça ao lada da entrada do Cerro Santa Lucia.

Cerro Santa Lucia – Santiago

O Cerro Santa Lucia não é o mais alto de Santiago, mas é um parque muito lindo, agradável e limpo, que você vai subindo e descobrindo vários mirantes com uma vista incrível.

cordilheira-chile

A neve nas cordilheiras em Novembro já era pouquinha, só nos topos das montanhas mesmo, mas o tempo estava limpo e deu para ter uma visão bem nítida da cidade. É porque em algumas épocas do ano é bem normal em Santiago não se ver as cordilheiras por causa da chamada smog, uma espécie de nevoeiro causado pela poluição atmosférica.

santiago-cordilheiras

vista-santiago-chile

A História do Cerro Santa Lucia

A história deste Cerro é bem emblemática, foi nada mais do que o local que Pedro de Valdivia fundou a cidade de Santiago em 1541, pois era um local privilegiado devido sua altitude, de onde se tinha uma boa visão de todo o terreno conquistado. 

la-fundacion-de-santiago-pedro-lira-1858La Fundacion de Santiago – Pedro Lira-1858

Duas fortalezas foram construídas no morro para proteção. Uma delas o Castillo Hidalgo, construído em 1816, serve hoje de centro de eventos.

parque-santa-lucia

santiago-cerros

O Cerro tem 69m de altura e área de 65.300m². Em 1872 Benjamin Vicuña Mackenna (que também foi prefeito) foi o responsável pela remodelação do Cerro e criou áreas planas que até então não existiam lá. Ele queria “afrancesar” Santiago, que na época tinha estilo completamente colonial.

terraza-netuno-chile

terraza-neptuno

vicuna-mackennaEstátua de Benjamin Vicuña Mackenna ao lado do Cerro Santa Lucia

O Que Ver Além da Cordilheira

cordilheiras-andes

Há mais do que um caminho para subir o Cerro, em algumas partes as escadinhas são estreitas e escorregadias, mas não se preocupe em seguir um mapa, vá simplesmente subindo e parando para admirar a paisagem, assim não é cansativo.]

cerro-santa-lucia-santiago canhao-cerro-santa-lucia

TERRAZA NEPTUNO: Bem na entrada do parque, um terraço com três andares e uma fonte incrível com o Deus Netuno, foi construída em 1897 e é uma das fontes mais lindas que já vi. Sem contar que foi inspirada na Fontana Di Trevi de Roma.

cerro-santa-lucia

fonte-cerro-santa-lucia

cerros-santiago

fonte

TERRAZA CALPOLICAN: Uma grande área plana, com várias esculturas, banquinhos e mirantes.  A entrada deste terraço é por um portal das antigas fortalezas do Cerro.

terraza-calpolican

caupolican-guerreiro-mapucheEstátua do Índio Caupolican, um guerreiro da tribo Mapuche.  

parques-santiago

PEDRA ESCULPIDA: Um monumento onde esculpiram na pedra um trecho da carta que Pedro de Valdivia enviou para Carlos V em 1545, contando sobre a preciosa terra conquistada.

CAPELA: Uma pequena capela em estilo neo-gótico, construída para ser o mausoléu de Benjamin Vicuña Mackenna, o grande idealizador do Cerro Santa Lucia. A capela está fechada desde que ficou danificada no terremoto de 2010.

capela-cerro-santa-lucia

TORRE MIRADOR: São várias as parada durante a subida, mas o mirante do topo do morro claro, tem a melhor vista, porém é tão disputado que não consegui tirar uma foto legal lá de cima.

andes-santiagoA Torre Mirador atrás de nós, o local mais disputado para fotos. 

O Cerro foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1983, por isso não deixe de incluir esse local nos seus roteiros quando visitar Santiago!

cordilheiras-dos-andes

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

A entrada do parque pode ser pela Av Libertador Bernardo O’Higgins ou pela rua Miraflores .

Metro: Universidade Católica ou Santa Lucia

Horário: Diariamente das 9H ás 19hs. 

Reserve seu Hotel em Santiago aqui pelo site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos uma comissão através da parceria com o Booking 🙂

E se precisa alugar um carro é só buscar na lateral do blog a caixa de pesquisa da RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades chilenas.