BÉLGICA, Bruges, EUROPA

Basílica do Sangue Sagrado – Bruges

Para conhecer a Praça Burg em Bruges é bom ter um tempo tranquilo para passear. Não porque ela seja grande, mas para poder admirar tantos detalhes nas construções. Não é a toa que o Centro Histórico de Bruges está listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E quando você chega ao cantinho da praça e acha que ela terminou é que acaba descobrindo mais um tesouro: a Basílica do Sangue Sagrado. Um local diferente para visitar com um pequeno museu junto, então não importa sua religião, vale a pena conhecer!

bruges

Basílica do Sangue Sagrado – Bruges

Bem no cantinho da Praça Burg fica esta construção com fachada gótica, bem diferente das Igrejas europeias, que se tornou Basílica somente em 1923. A Basílica do Sangue Sagrado leva esse nome exatamente por, dizem as lendas, abrigar a relíquia do Sangue de Cristo.

bruges-igreja-sangue-sagrado

Onde hoje é a capela, inicialmente era a residência do Conde de Flanders no séc XII.

A Basílica se divide em duas Igrejas:

Uma dedicada a São Basílio de Cesareia; a Capela de St. Basil, que fica na parte inferior, na entrada a esquerda. Essa Capela é bastante simples, escura, sem decoração, com estátuas de Cristo, duas naves laterais e uma central.

capela-sao-basil-bruges

Vale notar as paredes que são cheias de símbolos encrustados e nos túmulos do chão com detalhes do símbolo do Santo Graal (mistérios…).

igrejas-goticas

bruges-belgica-igrejasTúmulos com símbolos do Santo Graal. 

jesus-acorrentado-brugesJesus Cristo Acorrentado.

Por uma grande escadaria toda em estilo gótico é possível acessar a Capela superior, a Capela do Sangue Sagrado.

igrejas-bruges

Essa é toda ornada em tons dourado, com muitos detalhes do séc. XVI e remodelada no séc. XIX com vitrais coloridos e colunas com afrescos.

basilica-sangue-sagrado-interior

construcoes-goticas-belgicaFoto site: www.wikiwand.com

O púlpito chama atenção por ser em forma de um globo feito por Henry Pulinckx. A ideia desse formato era pregar o evangelho de Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho

basilica-sangue-sagrado

A grande pintura do altar mostra o Mistério da Cruz, o transporte da relíquia de Jerusalém para Bruges e a entrega da tal relíquia, o Sangue de Jesus.

igrejas-belgica

História da Relíquia do Sangue Sagrado

A história conta que o sangue de Jesus foi preservado em um pano por José de Arimateia, após ter ajudado na limpeza do corpo de Cristo depois da crucificação. Este pano que estava dentro de um tabernáculo de prata, ficou guardado em Jerusalém até a Segunda Cruzada quando o Rei ofereceu a relíquia a seu cunhado, Thierry da Alsácia, o conde de Flandres. Em abril de 1150, o conde colocou a relíquia na capela, apesar de não haver nenhum registro dela ter sido trazida antes de 1250.

museu-basilica-sangue-sagradoMuseu no interior da Basílica. 

Hoje ela fica exposta em um altar na lateral da Basílica, dentro de um tabernáculo de prata feito por ourives locais, suas pontas são enroladas com fios de ouro e selada com cera vermelha.

museu-basilica-brugesPeças do Museu. 

Desde que chegou a Bruges ela nunca foi aberta.

museus-brugesMuseu da Basílica.

Dizem que só nas sextas-feiras a relíquia fica exposta, mas fomos na quarta e um padre estava lá com ela. Pegamos uma pequena fila e ao chegar à frente da relíquia, para as pessoas que dão algum valor em doação, o padre entregava uma oração.

Informações Úteis:

Burg 13, 8000 Bruges

Horários: 8h30 às 12h00 – 14h00 às 17h00

Valor: Basílica entrada gratuita/ Museu 2,50 Euros

Site Oficial: ww.holyblood.com

Aqui tem mais post sobre Bruges : Um dia em Bruges

Reserve seu Hotel em Bruges aqui no Banner do site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos um comissão através da parceria com o Booking. 🙂

E se precisa alugar um carro na Bélgica é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades medievais

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem europa 468x60