EUROPA, ITÁLIA, Veneza

As Pontes de Veneza – Itália

Veneza e seus intermináveis canais e gôndolas, e suas centenas de pontes, que não poderiam ser menos apaixonantes.Se pensar um pouco as pontes de Veneza são apenas para a locomoção, mas acabaram se tornando tão lindas e atraentes quanto à própria cidade.

As Pontes de Veneza – Itália

São inúmeras as pontes, sejam grandes, pequenas, de madeira ou coberta, todas têm seu charme e melhor ainda, todas te proporcionam uma vista linda.

Para ter uma ideia melhor, Veneza é formada por cerca de 120 ilhas e 177 canais, por isso a construção de tantas pontes.

Hoje são 435 pontes conectando o território, fazendo parte da paisagem da cidade que ganhou o titulo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Claro que algumas ganham mais destaque que outras, então vou mostrar aqui um pouco da historia das principais pontes de Veneza.

Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto é a mais antiga ponte de arco da cidade, foi a primeira a ser construída para ligar as ilhas entre o Grande Canal de Veneza. Antes da atual ponte de pedra ela foi construída de madeira, primeiro uma flutuante em 1918 e depois uma em arco com o meio elevado para a passagem de grandes barcos. Nessa ponte se fixou uma fileira de lojas, tornando possível a cobrança de imposto para manutenção.

Por duas vezes ela pegou fogo e em outra ocasião caiu com o peso da população. Só depois disso foi construída em pedra pelo projeto de Antonio da Ponte e finalizada em 1591. Ainda hoje as lojas estão em um lado da ponte.

A vista de cima da Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto hoje tem uma função ainda mais importante, é por baixo do seu piso que passam os cabos de energia, de gás e de água potável de um lado para o outro do canal.

Ponte Dell’ Accademia

Essa é também uma das 4 pontes que atravessam o Grande Canal, primeiramente construída em ferro. Em 1933 foi substituída por uma ponte de madeira e apesar de projetos criados para ela ser refeita em pedra continua sendo de madeira com várias intervenções em metal.

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros é um dos pontos turísticos mais icônicos de Veneza. Localizada próxima a Praça de São Marcos ela que liga dois prédios, o Palácio Ducal até a Nova Prisão. 

Ela é toda branca, feita de rocha calcária em estilo barroco, erguida no inicio do século XVII

O sugestivo nome, dado por Lord Byron, não tem nada haver com suspiros apaixonados e sim por ser o último local por onde os prisioneiros podiam ver o mundo, seja atravessando ela para ir das salas de interrogatório até a prisão ou atravessando direto para sua execução. É possível passar por dentro dos dois lados da ponte visitando o Palácio Ducal. Leia aqui o post sobre o Palácio Ducal.

Passando por dentro da Ponte do Suspiro

A última vista e o último suspiro dos condenados era assim. 

Ponte da Constituição

Essa Ponte é bem recente, inaugurada em 2008 ela se destaca por ser bem diferente das demais pontes de Veneza. Enquanto a maioria é feita de pedra essa é com as laterais em vidro, bem moderna.

Ela também atravessa o Grande Canal e fica bem próxima da Estação de Veneza Santa Lucia.

A vista de cima da Ponte da Constituição

Ponte dos Descalços

Outra das quatro pontes que atravessam o Grande Canal próxima da Estação Santa Lucia. Foi construída primeiramente em ferro e depois substituída por essa em pedra Ístria em 1934.

Ponte dos Três Arcos

A Ponte dos Três Arcos é super charmosa no melhor estilo Veneziano. Construída em pedra e dividida, o nome já diz, em três arcos, dois menores e o do meio maior.

Foto site: www.venicewiki.org

Antigamente várias pontes de Veneza tinham esse formato, mas hoje só restou esta. Ela atravessa o Canal Cannaregio. 

Ponte Della Paglia

É dessa Ponte, próxima da Praça de São Marcos que se tem a famosa vista da Ponte dos Suspiro, por isso ela é disputadíssima. Passamos por ela duas vezes, na primeira vez realmente lotada de turistas até desanimamos em tirar fotos, mais próximo ao meio-dia voltamos e conseguimos ter a vista privilegiada. 

A melhor vista da Ponte do Suspiro é da Ponte Della Paglia

Além disso no verão é um ótimo local para se ver o por do sol e a baia de São Marcos. Leia aqui o Post sobre a Praça São Marcos.

Vista de cima da Ponte Della Paglia

Além dessas grandes pontes você vai se deparar com inúmeras menores, não importa em que sentido você caminhe, lá vão estar elas.

Dicas para conhecer Veneza: Não procure por um lugar específico, caminhe com a intenção de se perder, assim você encontra muito mais do que procura. 

Aqui tem mais lugares legais que conhecemos em Veneza:

Acompanhe as novidades do blog também pelo nosso Facebook e Instagram.

Reserve seu Hotel em Veneza aqui no Banner do site Booking. Você não paga a mais por isso, mas ajuda a manter o Blog no ar, pois recebemos um comissão através da parceria com o Booking. 🙂

E se precisa alugar um carro na Itália é só pesquisar aqui na RENTALCARS. Você aluga um carro com uma empresa segura, ajuda o Blog e passeia tranquilo pelas lindas cidades italianas.

Não esqueça de comprar seu seguro antes de viajar. A REAL SEGURO VIAGEM tem um buscador que compara os preços em várias corretoras. E o blog também recebe uma comissão pelas vendas sem alterar o seu custo.

Seguro viagem europa 468x60